Alinex 2.2

alinex_down

Alinex é uma distro portuguesa baseada no Ubuntu (Gutsy Gibbon). Essa distro foi desenvolvida pela Universidade de Évora, buscando dar a seus alunos uma boa estrutura para desenvolver seus projetos.

Ao ver a descrição da distro, fiquei empolgado. Afinal, o que mais eu preciso é uma distro voltada às necessidades acadêmicas.

Contudo, a distro me decepcionou um pouco. Ela não passa de um Gutsy Gibbon com um novo tema e com repositórios próprios que ainda possibilitam sua atualização (o Gutsy de verdade chegou ao fim de seu ciclo de vida). Mas mesmo assim, não sei se ela recebe atualizações, pois apesar de no Distrowatch.com ela continuar como ativa, o fórum não recebe mensagens desde Julho de 2008. O site, apesar de feeds de notícias recentes (não relacionadas à distro) permanece bem parado, o que me deixa a entender que ela está na verdade inativa.

A instalação é exatamente igual a do Ubuntu 7.10, afinal a única diferença que encontrei entre o Gutsy e o Alinex foi o tema. Até o bug que eu tinha usplash do Gutsy apareceu no Alinex 😦

Instalando o Alinex 2.2

Primeiros passos no Alinex 2.2

Esses vídeos são interessantes pois mostram algumas tarefas simples como instalação de programas e do flash player e a atualização do sistema. Tais procedimentos podem ser reproduzidos em qualquer distribuição baseada no Ubuntu.

Alguns dados da distro

O Alinex traz o kernel da série 2.6.22 e todos os seus programas são um tanto antigos, como por exemplo o Firefox ainda é o 2.0.0.6.

Origem: Portugal

Mantenedor: Universidade de Évora

Site: www.alinex.org

Onde baixar: no site oficial (1 CD: Live CD )

Opinião:

Pontos fortes: Apesar da aparência (qual até gostei), a distro é um Ubuntu, logo possui todas as vantagens desse sistema. Gostei de passar um tempo mexendo nela e relembrando o tempo do 7.10.

Pontos fracos: Contudo é baseada versão que já esgotou seu tempo de vida e não é mais atualizada. Sendo assim, seus programas já são bem antigos e ultrapassados. Dei uma olhada rápida e não vi nada que diferenciasse a distro do Ubuntu, parece ser só um Gutsy Gibbon maqueado. A distro parece estar inativa 😦