Sidux 2009-2 Αιθήρ

logo é uma distribuição voltada aos Desktops baseada na versão instável do Debian. O nome “sidux” vem do codinome dessa versão instável, eternamente chamada de Sid.

sid

Sid, o garoto malvado que gosta de quebrar brinquedos

Apesar de ser baseado na versão instável, os pacotes e o kernel do sidux são trabalhados pela equipe de desenvolvimento visando dar a estabilidade suficiente para que o mesmo possa ser utilizado em Desktops. Os pacotes são sempre os mais atuais possíveis e a estrutura da distro propõe que o sistema seja instalado somente uma única vez e nunca mais seja necessário formatar ou reinstalar nada para atualizar para uma nova versão. Aliás, as versões do sidux não são como as versões convencionais das outras distros, elas são somente imagens de CDs geradas a partir da configuração mais recente do sistema, a fim de facilidar a vida daqueles que forem instalá-lo pela primeira vez.

Instalando o sidux 2009-2 (assista em “fullscreen”)

A instalação é bem fácil, apesar de não parecer tão intuitiva quanto a de outras distros. A gama de programas oferecidas é bem completa, o que a torna ideal para uso em desktop. Quem está acostumado a usar distros baseadas no Debian não terá dificuldade alguma em lidar com o sidux. Só vale uma observação, a atualização do sistema deve ser feita por linha de comando e jamais deve-se procedê-la em modo gráfico.

Alguns dados sobre a distro:
Por ser baseado no Debian sid, os pacotes são extremamente atuais. O kernel é da série 2.6.30.

Origem: O sidux foi originado nos E.U.A. e hoje encontra-se baseado na Alemanha.

Mantenedor: a distro possui uma comunidade bastante ativa. Time de desenvolvimento próprio.

Site: www.sidux.com

Onde baixar: espelho da UFPR (1 DVD 2,2 gigas (live DVD com as versões x86 e amd64))

Opinião:
Pontos positivos: a distro é muito bem acabada e trabalhada. As cores e os temas do KDE foram bem escolhidos. A gama de aplicativos oferecidas por padrão é excelente e atende bem às necessidades de um usuário de desktop. O reconhecimento de hardware é excelente, uma das melhores (senão a melhor) distro nesse sentido; se seu dispositivo não funciona no sidux, provavelmente não funcionará em nenhuma outra distro. A documentação é ampla e o que não falta são usuários dispostos a ajudar os iniciantes (visite a comunidade brasileira).

Pontos negativos: a atualização pode ser uma casca de banana para usuários iniciante (mesmo aqueles acostumados com outras distribuições). Uma pequena falha e todo o sistema pode ir por água abaixo (felizmente, há muita documentação disponível nesse sentido). No sidux, embora não seja obrigatório, a recomendação de usar uma partição separada para o home é uma boa idéia 😉

“Após a instalação do sidux, não é recomendado que se fique instalando outros sistemas operacionais, porque pode danificar o sistema. Mas o sidux tem uma detecção excelente em dual boot através do grub.

Embora o sidux requeira um certo cuidado na sua manutenção e não seja uma distro indicada para o usuário iniciante no gnu linux, tem-se tornado cada vez mais otimizada. Todavia, não sendo recomendado atualizar o sistema pelo adept, aptitude e pelo synaptic, devidos os pacotes instáveis do sid e não se deve ficar instalando tudo que vê no sidux. Deve sempre consultar os releases notes no sidux para saber o que é realmente compatível com o sidux. O script smxi/sgxi tem como um dos pontos fortes da manutenção sidux, pois o script atualiza todo o sistema; instala um kernel novo; remove o antigo e edita o atual; instala placas de vídeos; instala facilmente diversos plugins como flash, sun Java etc.; instala o open Office, light Office; navegadores de Internet como o opera bowser; instala o skype; instala fontes Microsoft; instala o google earth; instala servidores de download locais; altera os sources.list automaticamente do sidux e faz toda a manutenção do sidux, efetuando diversas tarefas automaticamente que não dá para mencionar em poucas palavras. Todavia, devido os programas non free que o contrato social debian não aderiu, bem como a declaração do sidux que o sidux se comprometeu em seguir, o script não é suportado pelo sidux dev, mas sim pelo seu desenvolvedor, o “h2”, através de um sub-forum do sidux.com ou no próprio site do ‘h2” em http://techpatterns.com/forums/forum-33.html . Todavia, o sidux dev oferece uma manutenção recomendada e suportada pelo sidux dev que o usuário poderá usar com o devido suporte do sidux dev, conforme recomendado aqui em http://sidux.forumdebian.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=150&sid=7461a0f200d0bdbc01013c758d967015
E http://sidux.forumdebian.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=191&sid=7461a0f200d0bdbc01013c758d967015

Embora o sidux não seja uma distro propriamente recomendada para iniciantes. O sidux tem tornado-se ultimamente bastante otimizado, principalmente através das facilidades do sript do smxi do h2 (desenvolvedor do smxi) e graças ao excelente desenvolvimento do sidux.” – Otto Sá (fundador do sidux brasil)

Alguns links interessantes:
http://sidux.blogueiros.net/index.htm
http://siduxbrasil.wordpress.com/

Manual do sidux e o guia para iniciantes:
http://manual.sidux.com/pt-br/welcome-pt-br.htm

Wiki:
http://wiki.sidux.forumdebian.com.br/P%C3%A1gina_principal

Entrevista com o criador do sidux:
http://www.guiadohardware.net/artigos/entrevista-sidux/

Agradecimentos ao Otto Sá, pelas informações adicionais 😉

5 comentários sobre “Sidux 2009-2 Αιθήρ

  1. Christiano disse:

    Olá, acabo de instalar o novo Sidux, rodei o live-cd e foi tudo blz. Meu hd já tem debian lenny, kubuntu, windows-xp, e quero colocar o sidux pois vou estudar o linux, e queria usá-lo. Talvez vc possa me ajudar, procurei algo no forum sidux, mas não achei nenhuma info.
    A instalação ocorreu s/ problemas, o grub reconhece todos outros so´s, mas qdo escolho o sidux, fica só uma tela preta…

  2. Não há nenhuma mensagem antes da tela? Nada que vocẽ possa identificar como uma falha?

    Uma tela preta, toda preta e sem aviso geralmente indicia alguma má configuração em relação ao hardware. Geralmente resolvida ao se passar parâmetros ao kernel durante o boot.

  3. willianholtz disse:

    olá ! acho interessante o tal sidux! O video ficou bem explicado.. Ja coloquei o sidux uma vez no meu sistema, mas não consegui me acostumar… mas é uma distro muito boa!! pena ser instavel!

Os comentários estão desativados.